Ações do INCT-Herbário Virtual no Dia da Botânica

O dia 17 de abril é o “Dia da Botânica” no Brasil. Para comemorar esta data, o INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HV) convida os especialistas para participarem de uma ação conjunta para identificar amostras herborizadas,  sem identificação, de plantas, algas e fungos que estão online.

Mapa Brasil

O INCT-HVFF integra 220 conjuntos de dados compartilhados por mais de uma centena de instituições do país e 23 do exterior. São cerca de 7,7 milhões de registros, todos de acesso livre e aberto a qualquer pessoa interessada. Cerca de 2,8 milhões de registros têm uma imagem da amostra associada ao registro.

No momento, nessa base de dados existem muitos registros de exsicatas, com imagens, não identificados. Se consultarmos o conjunto de dados com imagens de coletas realizadas no Brasil, vamos encontrar:Exsicata

  • 5.633 registros com os campos família e nome científico em branco
  • 52.849 registros com o campo família preenchido e os campos gênero e espécie em branco; e,
  • 217.058 registros com os campos família e gênero preenchidos e o nome da espécie em branco.

Trata-se de um volume bastante expressivo que poderia ser reduzido com um olhar cuidadoso de taxonomistas, promovendo, quando possível, identificações, a partir das imagens, das famílias, gêneros e/ou espécies.

Cada especialista pode fazer uma busca no speciesLink, por família ou gênero que queira revisar e filtrar aqueles que têm imagens. Pode-se filtrar também por país, pois agora temos também registros de outros países da América do Sul, ou por Unidade da Federação. Se for feita alguma identificação, é possível enviar um e-mail diretamente ao curador da coleção onde está depositado o espécime, através do aplicativo “comentário”, presente ao clicar no registro. Estes comentários podem ser conferidos pelo curador e, se este achar pertinente, poderá incluir a informação no banco de dados do seu herbário e atualizar os dados na rede speciesLink.

Um tutorial sobre como buscar material não identificado no Herbário Virtual e enviar seus comentários está disponível no Canal YouTube da rede speciesLink (https://www.youtube.com/channel/UCN9VNHfi0phi1_DYf-Im-5A).

Sabemos que alguns especialistas já estão usando uma parte do seu tempo de trabalho em casa nesta atividade. Gostaríamos de agregar mais taxonomistas nos próximos dias para que esta atividade de comemoração do Dia da Botânica represente um ganho qualitativo no estudo da nossa flora. Se cada um enviar este convite aos seus parceiros de trabalho, equipe do herbário e estudantes ampliará mais esta ação.

Torcemos para que, o mais breve possível, possamos voltar a nos encontrar, e a lidar com os nossos acervos presencialmente.

Caso queira fazer o download dessa notícia em PDF, clique aqui.

Comitê Gestor do INCT – Herbário Virtual

jkhjh

Talvez goste também de...