Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB) da UFBA disponibiliza coleções históricas


Warning: unserialize() expects parameter 1 to be string, array given in /var/www/wp-content/plugins/nemus-slider/nemus-slider.php on line 1028

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia estão trabalhando na informatização e disponibilização de coletas históricas do século XIX realizadas em vários países da Europa e no Brasil, além das coletas do fotógrafo francês Pierre Verger de 1967 com enfoque nas plantas utilizadas no candomblé. Uma parte dos dados já se encontra disponível no INCT-Herbário Virtual e em breve toda a coleção histórica com mais de 3.000 espécimes estará disponível para pesquisa e consulta online.

Mariana_2

Mariana Guerra Staudt, bolsista INCT/Herbário Virtual envolvida com o trabalho.

O Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB) da Universidade Federal da Bahia está realizando a informatização e a disponibilização online de plantas consideradas históricas e coletadas em parte na Europa, entre os anos de 1820 e 1880, principalmente na França, Suíça, Alemanha, Áustria, Hungria, Itália e Rússia. Para a flora brasileira, destaca-se também a coleção proveniente do Herbário Caminhoá, com coletas realizadas em todo o país (1860 e 1880) e cujas espécies estão todas identificadas e caracterizadas segundo a sua importância ecológica, econômica e medicinal.

Para a Bahia, encontram-se materiais coletados durante o ano de 1967, como parte de um estudo investigativo realizado pelo fotógrafo francês Pierre Verger e com enfoque nos diferentes tipos de plantas utilizadas no candomblé, seja para fins medicinais ou religiosos. Em breve, pela primeira vez, toda a coleção histórica, com mais de 3.000 espécimes, estará disponível para pesquisa e consulta online do acervo.

ALCB _ logo

Texto escrito por Mariana Guerra Staudt bolsista INCT/Herbário Virtual.

inct_imagem destacada

Saiba mais!

Talvez goste também de...