DIA DA BOTÂNICA e NOVO TUTORIAL

No dia 17 de abril comemora-se no Brasil o “Dia da Botânica”. Este ano (2020), em virtude da situação de isolamento social em que nos encontramos, convidamos a todos para comemorar esta data participando de uma ação conjunta do INCT-Herbário Virtual.

No momento, na base de dados do INCT-HV (inct.splink.org.br) temos muitos registros associados à imagens das exsicatas não identificados. Se consultarmos o conjunto de dados para o Brasil, com imagens, vamos encontrar:

  • Com os campos família e nome científico em branco: 7.439 registros.
  • Com o campo família preenchido, e campos gênero e espécie em branco: 60.222 registros.
  • Com os campos família e gênero preenchidos e o nome da espécie em branco: 251.674 registros.

Este volume pode ser diminuído com um olhar cuidadoso por parte dos taxonomistas, promovendo identificações a partir das imagens, nas famílias e/ou gêneros nos quais isto for possível.

Cada especialista pode fazer uma busca no speciesLink, por família ou gênero que queira revisar, e filtrar aqueles que tenham imagem. Pode-se filtrar também por país, pois agora temos também registros de outros países da América do Sul, ou por Unidade da Federação. Se for feita alguma identificação, é possível enviar um e-mail diretamente ao curador da coleção onde está depositado o espécime, através do campo “comentário”. Estes comentários podem ser conferidos pelo curador e, se este achar pertinente, o banco de dados pode ser atualizado.

Para entender melhor como funciona o sistema, veja o tutorial disponível em:

https://www.youtube.com/channel/UCN9VNHfi0phi1_DYf-Im-5A

Talvez goste também de...