Falecimento da colega Lúcia Sevegnani

Prezados colegas,
Comunicamos com pesar o falecimento da colega Lúcia Sevegnani, ex-curadora do Herbário FURB, no dia 28 de abril de 2015.
Segundo noticia divulgada no site da FURB, e enviada pelo atual curador do FURB, André Luís Gasper, Lúcia era Dra. em Ecologia de Florestas (USP), com reconhecida atuação nacional como pesquisadora, gestora, extensionista e ambientalista.
Foi professora do Departamento de Ciências Naturais da FURB por 25 anos. Aposentou-se em 2012, quando passou a atuar como professora voluntária da Universidade. Ocupou cargos relevantes na FURB, entre eles o de Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, entre 2002 e 2006. Foi, também, reitora interina em novembro de 2003. Também ocupou o cargo de bióloga na Prefeitura de Blumenau entre 1981 e 1987.
Entre inúmeras publicações, publicou em parceria com o professor Edson Schroeder o livro “Biodiversidade Catarinense”, em 2013 e foi uma da organizadoras da obra “Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina”, em 2012.
Participou de inúmeros eventos no País relacionados com estudos da Botânica, cujo 50º. Congresso Nacional organizou em Blumenau, em 1999.
Natural de Rio do Sul, fazia parte de grupo de pesquisadores que tem aprofundado o estudo da causas e formas de prevenção ao fenômeno das enchentes na nossa região. Em 2010 esse grupo lançou o livro “Desastre de 2008 no Vale do Itajaí – Água, gente e política”, organizado por Lúcia Sevegnani e pela Prof. Dra. Beate Frank, também aposentada na FURB.
Além disso, fez parte do Comitê que elaborou o Plano de Manejo Ambiental para a Bacia do Rio Itajaí, bem como realizou estudos acerca dos desastres de 2008 e 2011 na mesma região. Também era conhecida sua atuação e o carinho em defesa dos parques naturais do Vale do Itajaí, em especial o Parque Nacional Serra do Itajaí.

Talvez goste também de...