Herbário HVAT recebe a visita da equipe do INCT Herbário Virtual


Warning: unserialize() expects parameter 1 to be string, array given in /var/www/wp-content/plugins/nemus-slider/nemus-slider.php on line 1028

A visita faz parte da parceria estabelecida entre o INCT-HVFF e o Herbário HVAT visando aprimorar a qualidade dos dados disponibilizados na rede speciesLink e fornecer suporte para a integração e disseminação dos dados.

SONY DSC

A curadora do HVAT, Elisete Maria de Freitas e Fernanda Bruxel, bolsista INCT-HVFF

Durante a última semana de setembro, a equipe do INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos e do CRIA visitou a UNIVATES como parte da parceria estabelecida entre o INCT-HVFF e o Herbário do Vale do Taquari (HVAT), visando aprimorar a qualidade dos dados disponibilizados por meio da rede speciesLink e fornecer suporte para a integração e disseminação dos dados. A importância da integração dos dados botânicos do herbário HVAT na rede INCT-Herbário Virtual é imensa, pois amplia o acesso à informação depositada no herbário, fornecendo informações essenciais para o desenvolvimento de pesquisas científicas e para a conservação da biodiversidade.

O HVAT pertence ao Museu de Ciências Naturais do Centro Universitário UNIVATES. Possui cerca de 4000 registros cuja informatização e organização segue o sistema Angiosperm Phylogeny Group III. Predominam as coletas de espécies pertencentes à formação florestal em que o HVAT está inserido, no entanto, também é significativo o número de registros de espécies dos campos do Rio Grande do Sul, especialmente do Bioma Pampa. Dentre as famílias com registro no HVAT, Orchidaceae é a de maior representatividade, em consequência de uma pesquisa realizada sobre a florística dessa família na Bacia Hidrográfica do Rio Taquari. O herbário HVAT se constitui numa importante coleção da flora regional e tem, dentre as metas, a constante ampliação e a digitalização total dos registros.

O herbário possui uma bolsista INCT-HVFF responsável pela informatização da coleção, que está migrando para o software BRAHMS.

Screen shot 2014-10-07 at 10.16.38

Localização dos registros do HVAT disponibilizados na rede speciesLink em outubro de 2014

inct_imagem destacada

Saiba mais!

Talvez goste também de...