INCT-HVFF participa do X Encontro de Botânicos do Centro-Oeste (ENBOC)

Com o tema “Biodiversidade e Integração”, o X ENBOC  reuniu botânicos, alunos e entusiastas em Campo Grande (MS) entre 15 e 17 de maio de 2014. O evento foi oportuno para motivar discussões científicas, promover intercâmbio de conhecimentos e discutir temas relevantes à Botânica, visando contribuir para a conservação da biodiversidade e integração entre os centros de pesquisa do Centro-Oeste.

logo_enboc

O INCT-HVFF foi representado pela Dra. Ana Odete Santos Vieira (UEL, Londrina), que ministrou a palestra “INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos: ações em rede para o estudo da biodiversidade brasileira” no dia 16 de maio pela manhã. O Encontro foi realizado em Campo Grande (MS) e contou com uma programação diversa composta de mini-cursos, palestras e mesas-redondas, coordenados e ministrados por especialistas de diversas áreas da Botânica.

Dra. Ana Odete Santos Vieira (UEL)

Dra. Ana Odete Santos Vieira (UEL) no X ENBOC.

O X ENBOC ofereceu também oportunidade de visitas ao herbário CGMS (UFMS, Campo Grande) e informações para aqueles que pretendem analisar outras coleções botânicas sul-mato-grossenses, bem como informações necessárias para atender o público que se interesse por passeios às principais atrações turísticas do estado, bem como atividades culturais para confraternização da comunidade científica botânica brasileira. A planta símbolo foi Echinopsis calochlora K.Schum., uma espécie de cacto endêmico da região Centro-Oeste, cuja ocorrência se restringe às reservas de ferro na Morraria do Urucum (Corumbá/MS), fortemente ameaçada de extinção.

echinopsis_calochlora_k.schum

Veja algumas fotos do evento.

foto_Enboc_2

foto_Enboc_4

foto_Enboc_8

foto_Enboc_9

Saiba mais!

Talvez goste também de...