Lista de Espécies da Flora do Brasil

Informamos à comunidade científica que, por determinação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, JBRJ, a partir do dia 01 de janeiro de 2013, o desenvolvimento e manutenção do sistema de gestão dos dados da Lista de Espécies da Flora do Brasil deixa de ser de responsabilidade do Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA. O sistema atual será substituído por outro que passará a ser mantido e gerenciado pelo JBRJ.
Nos três anos em que o CRIA foi responsável pelo sistema, que viabilizou a colaboração on-line de mais de 500 pesquisadores trabalhando em rede, foram registrados 49.223 nomes aceitos além de 50.603 sinônimos da flora brasileira. Também foram associadas 5.133 imagens aos vouchers citados, imagens essas servidas pelo INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos através do serviço exsiccatae.
O CRIA continuará mantendo as interfaces de acesso público das versões 2010, 2011 e 2012, como tem feito desde 2010, até que o JBRJ assuma também essas interfaces.
Agradecemos a todos os coordenadores e colaboradores que participaram e acreditaram nesse desenvolvimento inovador que viabilizou a realização de um antigo sonho da comunidade científica brasileira para o qual a equipe do CRIA tem muito orgulho de ter contribuído com muita dedicação e profissionalismo.
Desejamos que a nova versão da Lista de Espécies da Flora do Brasil, agora sob a guarda e responsabilidade técnica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, continue sendo atualizada e enriquecida, cumprindo cada vez mais seu papel junto à comunidade científica e sociedade em geral como um bem público de valor inestimável.

Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA

Talvez goste também de...