Livro "Construindo Redes para Promover o Conhecimento da Biodiversidade Brasileira" está disponível para Download

Com essa publicação oferecemos à comunidade científica, aos gestores públicos e à sociedade em geral, uma síntese dos avanços para as ciências da biodiversidade propiciados pelo INCT – Herbário Virtual.

A conclusão de um trabalho, ou de uma de suas etapas, quando acompanhada de bons resultados é sempre prazerosa. O INCT – Herbário Virtual realizou intenso e extenso trabalho em rede, congregando mais de 100 herbários de todos os Estados do país, seus curadores, técnicos e pesquisadores, além de 21 herbários do exterior. A melhoria da gestão das coleções, a qualidade das informações – principalmente a identificação acurada dos espécimes de plantas e fungos – a capacitação de estudantes de diferentes níveis e o desenvolvimento de tecnologias para disponibilização on-line e uso de dados e imagens dos acervos em rede estiverem entre as muitas ações desenvolvidas.

[Clique para baixar o livro]

Em oito anos, o INCT – Herbário Virtual atingiu os objetivos propostos e promoveu uma verdadeira mudança de paradigma, ao estimular instituições e curadores a partilharem informações, ao mesmo tempo em que fortaleceu uma rede de colaboradores ativos, imbuídos do propósito de melhorar os acervos, a qualidade dos dados e a capacitação dos envolvidos. Suas ações foram fundamentais para o avanço do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e a disponibilização, de modo livre e aberto, de mais de 5,5 milhões de registros e 1,5 milhão de imagens de plantas e fungos. Contribuiu para a formação de recursos humanos na área de biodiversidade, especialmente em taxonomia de plantas e fungos neotropicais, e para a gestão de coleções que documentam a biodiversidade brasileira.

Imagem1

Saiba mais em:

MAIA, Leonor Costa et al (Org.). CONSTRUINDO REDES PARA PROMOVER O CONHECIMENTO DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA: A EXPERIÊNCIA DO INCT – HERBÁRIO VIRTUAL. Recife: Editora UFPE, 2017. 111 p.