Mais esclarecimentos sobre a transferência dos dados do INCT-Herbário Virtual do CRIA para a RNP

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) estruturou um centro para abrigar equipamentos e servidores que mantém dados de interesse público das áreas de educação, pesquisa e cultura, o IDC (Internet Data Center). Este centro possui toda a infraestrutura (ar condicionado, sistema contra incêndio, geradores, linha de dados em alta velocidade e com redundância, além de profissionais qualificados) para garantir sua operação ininterrupta. Esse serviço da RNP é gratuito e representa um enorme salto de qualidade para o CRIA, tanto em relação à velocidade de acesso aos dados, como também na segurança geral do sistema.

A hospedagem dos servidores do CRIA no IDC é uma tarefa complexa que já exigiu um ano de preparação, validando sistemas de segurança, atualizando versões de software e desenvolvendo uma arquitetura segura que permite não só o acesso rápido e transparente aos sistemas transferidos, mas que também viabiliza todo o trabalho de manutenção e desenvolvimento à distância de forma transparente e segura.

O transporte foi planejado para ser feito em duas etapas. A primeira já foi concluída com sucesso. Os servidores dos sistemas LacunasBiogeografia estão no ar, respondendo lá de Brasília, de forma integrada aos sistemas ainda fisicamente hospedados no CRIA. A segunda etapa será o transporte dos demais servidores que abrigam sistemas públicos de informação no CRIA.

Resumindo, os servidores do CRIA apenas estarão hospedados no data center, em Brasília, mas continuarão sob a responsabilidade do CRIA.

Nada muda para os usuários e colaboradores.

Dora Canhos/CRIA

Talvez goste também de...