(CEN) Herbário da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen)

O Herbário da Embrapa Cenargen foi criado em 1977, e é registrado pelo Index Herbariorum sob a sigla CEN. Está registrado no “International Association of Plant Systematics – IAPT” e, em março de 2005, foi credenciado como fiel depositário pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN/MMA). Desde 1985 disponibiliza seu acervo na forma on line, atualmente através do programa ELCENweb.

A coleção do Herbário CEN inclui principalmente coleções de plantas do bioma Cerrado e coleções crescentes de plantas da Caatinga e da Amazônia. Representa também plantas de uso econômico, incluindo gramíneas e leguminosas forrageiras, mandioca, amendoim, abacaxi, inhame, oleaginosas, ornamentais, medicinais, florestais e parentes silvestres de plantas cultivadas. Reúne exemplares typus de diversas famílias.

O Herbário CEN e seu Laboratório de Sistemática Vegetal têm por objetivo estudar e registrar as espécies da flora, coletar e apoiar ações de conservação ex situ e in situ. Organiza a “Flora do Distrito Federal, Brasil” que, desde 2000, publica volumes com monografias ilustradas das famílias botânicas e informações sobre a importância das espécies e seus status de conservação.