(HVASF) Herbário Vale do São Francisco, Universidade Federal do Vale do São Francisco

O Herbário HVASF foi fundado em 2005 pelo Prof. José Alves de Siqueira Filho. O HVASF está localizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no Campus Ciências Agrárias, BR 407, Km 12, lote 543, Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho – Zona Rural, CEP. 56.300-990, Petrolina, Pernambuco, Brasil. A coleção está organizada de acordo com os padrões atuais do “Angiosperm Phylogeny Group III” (APG III).

O Herbário HVASF está integrado à Rede Brasileira de Herbários (RBH) que, por sua vez, ligada à Sociedade Botânica do Brasil (SBB), assim como indexado ao Index Herbariorum e conta atualmente com 14.000 exsicatas, 199 amostras em xiloteca, 579 amostras de lotes de sementes, além de um acervo com 3.539 imagens digitais da flora do Vale do São Francisco, especialmente do Projeto da Transposição do Rio São Francisco (PE, CE e PB), Flora de Caboclo (PE), Flora do Boqueirão da Onça (BA). No seu acervo também estão depositadas espécies importantes de todos os ecossistemas nordestinos, como Caatinga e Mata Atlântica. Apresenta como objetivo tornar-se uma coleção de referência para o estudo da flora da Caatinga.

O HVASF assume um papel importante na conservação da Caatinga, uma vez que, serve como fonte de informação científica para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao manejo adequado e conservação da flora do semiárido brasileiro.

  • Curador: José Alves de Siqueira Filho
  • e-mail: pcicjas @ superig . com . br ; rozzfig @ hotmail . com
  • Telefone: (55)(87)2101-4823
  •  http://www.hvasf.univasf.edu.br/