(MAR) Herbário da Universidade Federal do Maranhão

O “Herbário” do Departamento de Biologia – sendoassim denominado por manter um acervo botânico de estudos desenvolvidos pelos professores do Departamento de Biologia – caracterizou-se como coleção biológica a partir da fusão do Herbário Ficológico do Laboratório de Hidrobiologiada Universidade Federal do Maranhão (UFMA)e da coleção organizada pelos botânicos IlseGottsberg e Gerhard Gottsberg, na época, pertencente ao Departamento de Psicologia e Biologia da UFMA.

A partir de 1981, Warwick Estevam Kerrveio para o Dep. de Psicologia e Biologia da UFMA, para então organizar o que seria o Dep. de Biologia. Convidados por ele vieram os botânicos IlseGottsberg e Gerhard Gottsberg, que iniciaram coletas no Estado e organizaram uma coleção de plantas. Esta coleção começou no dia 07 de agosto de 1981, com a exsicata do arbusto Gustaviaaugusta L.(Lecythidaceae), coletada em Vila de Santa Rita, ao longo da BR-135. A partir de então, Ilsee Gerhardiniciaram um programa de coletas no Estado, principalmente nos cerrados incluindo: a Ilha do Maranhão, Codó, Barreirinhas, Alcântara, Nina Rodrigues e Santa Rita. O Herbário do Departamento de Biologia da UFMA é uma coleção científica que tem entre seus objetivos ser um herbárioespecializado na Flora do Estado do Maranhão, mas que também abriga espécimes da flora de Estados circunvizinhos. O Herbário conta com aproximadamente 4.000 espécimes vegetais proveniente de coletas de professores e alunos de graduação e de pós-graduação.

Atualmente, com o intuito de consolidar o acervo, que cresce a cada dia, a coleção biológica recebeu o nome de Herbário do Maranhão, sigla MAR, cujas coletas concentram-se nas áreas de restinga e cerrado do Estado. Além disso, estão sendo organizadas as coleções especiais: Convolvulaceae: Flora da Ilha de São Luís; Solanaceae: Flora do Estado; e Sapotaceae: Flora do Estado (projeto em desenvolvimento).

 

  • Curador: Eduardo Bezerra de Almeida Júnior
  • E-mail da Curador: ebaj25 @ yahoo . com . br
  • Telefone: (55) (98) 3272-8542