(TANG) HERBÁRIO TANGARÁ DA SERRA, Universidade do estado de Mato Grosso

O Herbário TANG foi criado em 19 de Setembro de 2010 e é o quarto herbário da Universidade do estado de Mato Grosso (UNEMAT). A coleção Herbário TANG da UNEMAT, campus de Tangará da Serra, está inserida na Rede Brasileira de Herbário e conta hoje com 3.562 espécimes informatizados no seu acervo.

Trata-se de uma coleção importante e estratégica por estar inserida em uma área de transição de Cerrado e Floresta Amazônica, além de atender ao ensino, pesquisa e extensão do campus em que está inserido. O Herbário TANG abriga na sua coleção, 241 famílias botânicas e 700 gêneros das diversas regiões do estado de Mato Grosso. Conta com 88,7% de espécimes coletadas nas regiões de transição de Cerrado e Floresta Amazonica; 4% da região do Pantanal e 3,6% de domínios da Floresta Amazônica. As famílias mais representativas em seu acervo são: Rubiaceae (236 espécimes); Hypnaceae (177 espécimes), Orchidaceae (91 espécimes); Melastomataceae (89 espécimes). Apesar de sua recente criação o TANG promove programas de coletas e prioriza trocas e intercâmbios entre outros herbários.

O herbário TANG conta com uma particularidade, está associado a uma Coleção Viva de Orquídeas Nativas de Mato Grosso. A Coleção de Espécies de Orquídeas Nativas de Mato Grosso tem por objetivo revelar parte da riqueza florística do Estado, ao mesmo tempo em que abre oportunidades para desenvolvimento de pesquisa e ensino.


Curadora: Celice Alexandre Silva

Vice Curadora: Mara Silvia Aguiar Abdo

Endereço: Rodovia MT 358 Km 7,5 JD Aeroporto Tangará da Serra-MT 78300-000 C. Postal 287

Telefone: (65) 3311-4920

E-mail: herbatan @ gmail . com