Livro "Fungos do Parque Nacional do Catimbau" disponível para download

Com o texto, os leitores vão entender melhor como vivem os fungos e o quanto são importantes; com as imagens, poderão apreciar um pouco da riqueza de espécies que habitam o PARNA do Catimbau, localizado em área prioritária para conservação da Caatinga.

Fungos_PARNA_Catimbau_capa

[Clique para baixar o livro]

Nos 200 mil hectares de área do PARNA do Catimbau existem cerca de 2.000 cavernas, algumas com variedade de inscrições e pinturas rupestres. A paisagem do Parque é exuberante, sendo constituída por paredões de formações areníticas e por esculturas coloridas de pedra e vegetação, o que atrai muitos visitantes que procuram locais de grande beleza natural.

A criação do Parque foi decidida depois de um encontro de cientistas, realizado em Petrolina (PE), em dezembro de 2000, para “Avaliação e identificação de ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade do bioma Caatinga”, quando se indicou que a área hoje ocupada pelo Parque, junto com outras igualmente importantes, deveria ser preservada. Assim, por meio do Decreto 913/12, de 2002, foi criado o Parque Nacional do Catimbau, com o objetivo de preservar os ecossistemas existentes e o conjunto geológico da serra do Catimbau.

Fungo_Livro_Catimbau

Esse pequeno livro, destinado a estudantes, professores, guias de campo, visitantes do Parque e demais interessados, foi elaborado como parte do projeto “Diagnóstico micológico em áreas nativas e antropizadas do Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco, Brasil”, o qual teve como objetivo conhecer a diversidade de fungos nessa Unidade de Conservação no âmbito da Chamada CNPq/ICMBio 13/2011 – PESQUISA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA.

Os autores esperam que o trabalho contribua para fortalecimento das ações que visam à preservação desse importante patrimônio natural.

Saiba mais!