60º Congresso Nacional de Botânica

Período: 28 de junho a 3 de julho de 2009

O INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil participou do 60º Congresso Nacional de Botânica, realizado em Feira de Santana, na Bahia.  Além dos muitos contatos com curadores de coleções e estudiosos de grupos taxonômicos de plantas e fungos do Brasil, visando estabelecer uma agenda de visitas a coleções e cursos a serem realizados por estes profissionais o INCT participou de duas atividades: uma palestra e um curso.

Na palestra a coordenadora do INCT, Leonor Costa Maia abordou a missão do Instituto, seus objetivos e metas, e detalhou as atividades que estavam programadas para o ano. A palestra foi realizada como parte da programação da reunião satélite da Rede de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil organizada por Ana Odete Vieira, coordenadora desta Rede. Da reunião participam os curadores de herbários brasileiros e outros botânicos inscritos no congresso.

O curso foi realizado como um evento pós-congresso, nos dias 4 e 5 de julho, em horário integral. Foi ministrado por Alexandre Marino, do CRIA e Gracialda Ferreira, da UFRA, que abordaram os temas: Informatização de acervos botânicos utilizando o BRAHMS e a rede SpeciesLink e suas ferramentas para disponibilização de dados de coleções em uma rede compartilhada. A Universidade Estadual de Feira de Santana colocou à disposição uma sala equipada com computadores e acesso à Internet. Participaram do curso 13 alunos, na maioria bolsistas de herbários vinculados ao INCT.

Talvez goste também de...