Visita de Especialista em Araceae ao Brasil

O Dr. Simon Joseph Mayo esteve no Brasil, a convite do INCT Herbário Virtual da Flora e Fungos do Brasil no período de 14 de abril a 13 de maio. Foi recebido pelos especialistas em Araceae Marcus Alberto Nadruz Coelho (JBRJ) e Dra Cássia Mônica Sakuragui (UFRJ). O projeto da visita do Dr. Simon foi induzido e apoiado pelo INCT, em estreita colaboração com JBRJ e UFRJ onde as atividades de ensino e pesquisa foram realizadas.

Durante a visita o Dr. Simon ministrou uma disciplina no Programa de Pós-graduação em Botânica do JBRJ: “Introdução aos Princípios e Prática de Morfometria Foliar”;

Dr. Simon Joseph Mayo e participantes do curso “Introdução aos Princípios e Prática de Morfometria Foliar”, Rio de Janeiro, março e abril/2012

Alunos e instrutor do curso  “Introdução aos Princípios e Prática de Morfometria Foliar”, Rio de Janeiro, março e abril/2012

Ministrou três palestras: “E.Taxonomy: a organização e atualização de informações virtuais taxonômicas”, apresentada no ENBT/ JBRJ; “A classificação e filogenia de Araceae desde Heinrich Schott”, apresentada na UFRJ e no IB-USP.

Em colaboração com os especialistas da família preparou chaves online interativas em XPER2 (1) Para os gêneros de Araceae do Estado do Rio de Janeiro – a versão preliminar está online (http://www.cate-araceae.org/, clicar no “Keys/Gêneros de RJ”);  (2) Para as espécies de Philodendron do Estado do Rio de Janeiro (3) Para as espécies de Anthurium do Estado do Rio de Janeiro.

Todas as atividades nestes 30 dias foram permeadas e enriquecidas de muitas discussões sobre a sistemática, a filogenia, a morfologia e a conservação de Araceae, apoiadas na rica coleção do herbário e do arboreto do JBRJ, além dos arquivos de fotografias dos pesquisadores e estudantes envolvidos nas atividades.

Em seu último dia de atividade, o Dr. Simon gravou uma entrevista com técnicos do Museu do Meio Ambiente e da Coordenação de divulgação institucional do JBRJ sobre a Dra Graziela M. Barroso, que neste ano de 2012 faria 100 anos.

Na avaliação do Dr. Simon “A visita foi muito proveitosa em trabalhos realizados, em reforçar ligações existentes e em criar novas relações. O principal alvo – criar chaves em XPER2 para disponibilização no internet – foi alcançado satisfatoriamente. A chave para os gêneros de Araceae do Estado do Rio de Janeiro foi completada e em breve será enriquecida com imagens. É a primeira chave interativa de Araceae do Brasil disponibilizada online! As chaves para as espécies dos gêneros Anthurium e Philodendron estão bem avançadas e a sua disponibilização na internet ocorrerá em breve.

O curso de pós-graduação sobre Morfometria Foliar foi bem recebido e proveitoso para o futuro uso da matéria. Este curso, criado em 2011 em colaboração com a Dra. Ivanilza Andrade (UFPI), foi dado pela primeira vez no Congresso Nacional de Botânica de Fortaleza (2011). Para esta segunda apresentação o conteúdo foi aumentado e atualizado com a inclusão de novos softwares. Este desenvolvimento ajudou a reforçar a matéria e a experiência ganha faz com que o curso esteja em condição de ser oferecido em outros lugares no futuro. Os alunos ficaram entusiasmados e apresentaram alguns excelentes seminários os quais foram cedidos ao Dr. Simon para uso em cursos futuros.

A visita abriu possibilidades para futuros trabalhos de pesquisa e ensino:  1) Colaboração com Dra Cássia Sakuragui na orientação de alunos de pós-graduação da UFRJ; 2) Colaboração com Dra Rafaela Forzza e Dr Marcus Nadruz (JBRJ) sobre a preparação do tratamento das Araceae para a Flora Online do Brasil; 3) Colaboração com os Drs. Renato Mello-Silva e José Rubens Pirani para oferecer um curso de pós-graduação no Instituto de Biociências da USP.

Talvez goste também de...