XV Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul e VII Encontro Estadual de Herbários

A Comissão Organizadora convida todos os estudantes e profissionais da Botânica e ciências afins a participarem do XV Encontro de Botânicos do Rio Grande do Sul e VII Encontro Estadual de Herbários , a ser realizado de 28 a 31 de maio de 2014, em Rio Grande, RS.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cattleya intermedia Graham (Orchidaceae), planta símbolo do evento.

O tema central do evento será “ BIOMA PAMPA: Diversidade e Conservação”, o qual remete à reflexão sobre o status atual, a distribuição, a diversidade e a conservação da vegetação no Bioma Pampa, para a geração e difusão do conhecimento. Diferentes atividades foram propostas para atender ao tema central, como a apresentação e divulgação dos novos avanços científicos e tecnológicos na área da Botânica, vinculados ao Bioma Pampa; a análise da atual situação e das perspectivas de formação de botânicos nas suas diversas especialidades (professores, pesquisadores e técnicos), considerando as realidades científicas, sociais e econômicas; e a congregação de botânicos e outros interessados na discussão de temas ligados a proposição de políticas públicas.

O INCT-HVFF apóia a realização do evento e a Profa. Leila de Fátima Nogueira Macias (Universidade Federal de Pelotas) vai desenvolver as seguintes atividades:

Oficina Bendito Fruto. No ensino de botânica a utilização de frutos é de grande importância, pois propicia ao educando um conhecimento prático através de estruturas presentes em seu cotidiano, têm grande importância na alimentação humana e seu estudo é fundamental para entender as estruturas morfológicas e fisiológicas, se caracterizando como importantes ferramentas didáticas.

Botânica na Praça. Evento para o público em geral. Serão mostrados cortes anatômicos, estruturas foliares e florais, para mostrar a planta ‘por dentro’ aproximando assim a comunidade acadêmica da comunidade em geral.

patrocinio_XV encontro de botanicos

Saiba mais!

Talvez goste também de...